ITAÚ

Renegociação de Dívidas.

Agência: AFRICA
Direção: Georgia Guerra-Peixe_Joca
Criação: Eco, Ziggy e Feijão
Direção de Fotografia: Marcelo Rocha
Direção de Produção: Merilyn Salvatierra e equipe
Direção de Arte: Joaquin Corsaglia
Pesquisa de personagem: Barbara Heckler e Rosa Fontoura
Assistente de Direção: Renata Graciotti
Som direto: Deby Jay Murakawa
Montadores: Fernando Avila
Produção executiva: Moa Ramalho

Dívidas foi uma campanha que chegou na minha mão com um pedido muito  simples: Tem que ser verdadeiro mas não pode ser triste nem melancólico. E queremos universos reais.

A primeira coisa que fiz, foi levar até a pesquisa um input criativo para eles buscarem os personagens.  Minha inspiração foi: pessoas que tenham assuntos que nos permitam poesia para não cair na melancolia e trazer cinematografia para os filmes. Ou seja, imediatamente pensei em: cozinheiros, taxistas, floristas, artesanato.

Mas, para minha surpresa, a pesquisa não foi simples. Não é todo dia que as pessoas anônimas se dispõem a declarar em rede nacional que “perderam a mão” do controle de suas vidas e quebraram financeiramente. Não é um assunto confortável.

Assim sendo, a pesquisa foi enlouquecedora, delicada, versátil e longa.  O banco não colaborou, para não  ferir a confiança para com o cliente. Os clientes precisavam ter a relação da negociação com o  Itaú, bem encaminhada. E mais um detalhe, precisávamos de exemplos relativos a contas física e jurídica. Nossa, nunca fomos tão  delicados e focados em uma pesquisa. Trabalhamos, trabalhamos e tínhamos uma história. Precisávamos de 4. Não jogo a toalha e acredito. Ampliamos nossa busca, chamamos outra pesquisadora de personagem. Colocamos mais dois assistentes para colaborarem.

Foram algumas semanas de atenção e foco. E as vezes, quando achávamos o personagem, antes de mesmo de comemorar, mandávamos para o banco e eles nos retornavam com restrições. Normalmente a dívida estava negociada mas atrasada, estava em negociação, enfim, não bastava achar a história perfeita, tínhamos que ter a sorte de tudo estar no estágio certo de relação entre o cliente e o banco.

Depois de um segundo  prazo de extensão da pesquisa, e já no limite do prazo de apresentar para o cliente, surgiram os personagens:

  • O dono de um restaurante de massas
  • O professor
  • O profissional de contabilidade
  • A aposentada, estava conosco desde o início do projeto.

Com o profissional da massa, visitei seu estabelecimento e escolhi fazer o  filme na cozinha industrial. Um filme intimista caberia ali plenamente e ainda daria vida a um assunto que parece seco e difícil. Além dele ficar feliz em divulgar o  próprio negócio. O filme do professor, idem, conseguimos a escola onde ele trabalha, isso fez com que ele tivesse intimidade com os corredores e ficou tranquilo para falar, foi emocionante. Já os outros dois filmes, aposentada, consegui uma casa que ela se identificou e ela fez um bolo, de sua receita. Foi divertido vê-la se adaptar ao forno e etc. E o outro conseguimos um lugar neutro de escritório e levamos as coisa dele.

A conversa fluiu, a história surgiu e fizemos os filmes.

São filmes  simples, mas verdadeiros e cheio de emoção.

Foi uma delícia fazer e para variar o processo foi orgânico: primeiro aprovamos as histórias, depois mergulhei nas questões e apresentei a criação que então fez um pré roteiro. Entrevistei (conversei ) com cada um deles de maneira espontânea e fui tirando tudo o que precisávamos para a edição.

E o material de cobertura era claramente o universo poético de cada história.

PESSOAS QUE PARTICIPARAM

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
free download udemy course
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
free online course