C&A

projeto de 3 anos
de desenvolvimento

Agência: DM9DDB
Direção: Georgia Guerra-Peixe_Joca
Direção de Fotografia: Vitor Amati, Marcelo Rocha,
Thelma Vilas Boas e Joquistão
Direção de Produção: Sergio Othon,
Merilyn Salvatierra e equipe
Direção de Arte: Valdy Lopes
Direção de elenco: Georgia Guerra-Peixe_Joca
Pesquisa de personagem: Ticha Godoy e Joquistão
Montadores: Luciano Rossi,
Ricardo Gonçalves e Osvaldo Santana

PODEROSAS DO BRASIL #1

Recebi uma ligação e a pergunta era: você se interessa em fazer um documentário para uma campanha de moda? Tudo tinha que ser de verdade e com a participação de uma celebridade.

A resposta foi rápida: Sim Claro!

A campanha era da C&A e se intitulava “Poderosas do Brasil”. Queríamos fazer uma campanha onde a marca estaria se despedindo da Gisele Bündchen e com isso a modelo faria esses 4 filmes finais entrando nas casas das mulheres brasileiras e falaria de moda, de estilo e do poder da mulher brasileira.

Desafios:

*ter mulheres incríveis e diferentes entre si em 4 diferentes estados brasileiros
*levar a Gisele de verdade a surpreendê-las, visitando-as e conversando sobre estilo e atitude
*teria 4 diárias seguidas e precisava compor duas equipes
*não poderia ter roteiro, mas precisava deixar a modelo tranquila com tudo o que iríamos fazer

Depois de algumas reuniões com a agência e cliente, entendi que precisava pensar em meninas brasileiras especiais e diferentes. Fui para casa e “criei” o perfil que desejava para cada um dos estados. Para o Norte, queria uma menina ligada à música regional. Para o Sul, alguém mais ligado à moda. Para o Sudeste uma carioquinha simples e calma, com um pé no pagode, mas sem ser negra e no Nordeste, uma negra com muita raiz.

Minha equipe de pesquisa começou o trabalho. Em cada estado uma pessoa local e junto um assistente de direção do Joquistão (coletivo criativo de assistentes).

Logo depois o segundo desafio a ser enfrentado: como filmar, que câmera usar e como formar a equipe para ter verdade e meu olhar, mas em duas equipes distintas. Convidei o Vitor Amati para fotografar a campanha. Ele, além de ser o fotógrafo ideal para o projeto, conhecia a Gisele. Com ele montei a equipe de câmera. Não abri mão de ter os meus assistentes nas câmeras de suporte narrativo, já que nos conhecíamos e eles entregariam o olhar que precisava. Duas equipes com dois câmeras e um assistente de direção. Produtor e som direto.

Eu e o fotógrafo acompanhamos a Gisele em um jato. Acordamos no Rio e dormimos em Manaus. Acordamos em Manaus e dormimos em Salvador. Acordamos em Salvador e dormimos em POA.

Tudo correu super bem:

3 câmeras: 1 alexa e 2 5D
Uma surpresa
Muitas revelações
4 filmes

Fase dois da campanha, depois que voltei das diárias com as personagens, decupei tudo o que precisava quanto as imagens de cobertura. Foram muitas reuniões entre Vitor Amati e Marcelo Rocha, nosso fotógrafo convidado para fazer as cenas de Brasil. Fiz uma pasta com as cenas e o olhar que combinamos e o Kitu Lobo, meu assistente, embarcou com ele e me trouxeram a alma de Brasil.

Juntando os encontros com a alma do Brasil, chegamos a uma campanha feminina, brasileira e emocional.

BELÉM

A personagem é uma atriz recém formada em teatro. Linda e jovem. Doce e simples. Mora com os tios músicos em Belém e tem a mãe e irmãos no interior.

SALVADOR

A personagem é um furacão. Fala bem e forte. Canta e tem uma ligação de raiz com o candomblé.

RIO DE JANEIRO

O nome da personagem carioca era SOL, não poderia ser mais apropriado. Uma menina calma, com atitude e apaixonada por pagode e chopp.

RIO GRANDE DO SUL

A personagem é mais próxima das características da Gisele. Uma gaúcha do interior, ama moda e descolada. E foi sensacional ver a felicidade da Gisele ao chegar em casa. A propósito, ela estava grávida do segundo filho e não sabíamos.

E essa campanha também gerou o filme de 30″com elas em uma sessão de fotos com a Gisele, em São Paulo.

No ano seguinte fui convidada a dar continuidade a campanha de “Poderosas do Brasil”. Dessa vez a história que iríamos contar era a de meninas anônimas, brasileiras de 4 estados diferentes, seriam convidadas a desfilar a nova coleção no Rio de Janeiro.

O processo foi tão intenso quanto o do ano anterior. Pesquisa de elenco, pré roteiro com o elenco  aprovado. Mergulho na vida das personagens e equipes rodando em tempos diferentes.

Minha equipe de assistente viajou o Brasil atrás das meninas, depois outra equipe de dupla de diretores e câmeras foram encontrar as personagens aprovadas para conseguirmos cenas das cidades e das personagens em suas vidas. No final, as recebi no Rio de Janeiro, desta vez com a fotógrafa Thelma Villas Boas, onde  documentamos o primeiro desfile de todas em um meio totalmente de MODA. Foi emocionante ver o Jockey do Rio de janeiro cheio de gente e as nossas brasileiras ali, misturadas, verdadeiras e empolgadas para entrarem na passarela.

No dia do desfile, foram 12 horas de filmagem com entrevistas nos hotéis, acompanhamento da preparação e o desfile em si. 8 câmeras e muita emoção. A montagem foi do craque Osvaldinho.

A campanha gerou 1 filme principal do desfile.

E quatro filmes da história de vida de cada uma das personagens, onde eu as entrevistei e minha equipe fez a segunda unidade do mood da cidade de cada uma delas.

No ano seguinte, na terceira edição do projeto, teria uma nova celebridade, Sabrina Sato. Fomos para o  Nordeste filmar o caminhão da coleção da C&A chegar na cidade. A moda indo de encontro às brasileiras. Filmei um dos lugares onde o caminhão chegou e tive a presença da Sabrina.

PESSOAS QUE PARTICIPARAM