BANCO DO BRASIL

Compromisso

Agência: Lew Lara
Direção: Georgia Guerra-Peixe_Joca
Diretor de Fotografia: Thiago Beck
Direção de Produção: Merilyn Salvatierra e equipe
Diretor de Arte: Ale Maestro
Direção de elenco: Deborah Carvalho
Produtor de Figurino: David Loreti
Assistente de Direção: Vivi Acatauassu
Montadores: Saulo Simão
Produção executiva: Moa Ramalho

Um filme que me levou a reviver uma fase em que contar história era desenhar a minha visão de como as coisas são e não entender como as pessoas vivem ou pensam a vida. Eu sei, estranho o que falo, mas de fato a ficção tem isso de diferente em relação ao documentário.

Como dirigi muitos documentários nos últimos anos afinei um processo de direção onde os detalhes são  fundamentais, onde a equipe se comporta de forma colaborativa mas silenciosa para respeitar o ambiente e a alma do personagem. Onde os movimentos de câmera são intuitivos e onde a espontaneidade é o grande valor imagético.

Para o nosso filme do Banco do Brasil, trouxe tudo o que pratiquei durante 10 anos nos documentários e somei a tudo o que a linguagem de ficção nos proporciona, decupagem detalhada, preparação de cada detalhe e uma direção delicada, levando o ator a entender e mergulhar no personagem.

Tudo isso com muita música para inspirá-los e muita organização para que a diária fluísse e os atores não  ficassem cansados.

Uma diária de quatorze horas, três locações, um ator principal e um coadjuvante. Uma sala de aula com crianças figurantes, todos mini atores de longa, tv e teatro. Uma fotografia cuidadosa, feita pelo talentoso Thiago, uma arte rica em detalhes da Ale Maestro e todos felizes contando uma história que tem como mensagem um movimento inspirador: ter compromisso com aquilo que nos interessa, com nossa família e com as nossas escolhas de amor.

Aprendi a cuidar dos detalhes e decupar com a atenção de uma águia, com precisão. O processo nos filmes documentais acontecem o tempo todo e, durante a filmagem, sinto-me constantemente criando e fazendo curvas no processo. Já nos filmes de ficção meu processo é delicadamente mais preparado e estudado. Ele se integra a equipe de forma mais fluida, porque estamos todos juntos fazendo um filme, onde a maestra é uma história que está amarradinha e pronta para ser contada.